Temendo uma aquisição hostil, a Nokia poderia se tornar uma empresa privada

Temendo uma aquisição hostil, a Nokia poderia se tornar uma empresa privada

As ações da Nokia subiram 7% na quinta-feira, em meio a rumores de que a empresa está trabalhando com um banco de investimento para se proteger de uma aquisição hostil. Segundo informações não oficiais, no início deste ano a Nokia já estava começando a considerar opções estratégicas para algumas unidades, o que também causou um aumento no preço de suas ações.

De acordo com um relatório da TMT Finance, citado pela Reuters, a Nokia está em negociações com o Citi Investment Bank para evitar uma aquisição hostil de toda a empresa ou partes dela. Segundo rumores, o acordo com o Citi poderia chegar a US $ 17,4 bilhões, mas seus detalhes não foram divulgados. Os funcionários da Nokia não comentaram os rumores.
Até o momento, a capitalização da Nokia era de US $ 19,386 bilhões, passando de US $ 14,90 bilhões em meados de março de 2020. Dado o valor da transação proposta, a administração da Nokia gostaria de tornar a empresa privada convidando acionistas a vender suas ações a um consórcio de investidores.

Deixando o mercado de telefonia móvel em 2014, a Nokia continuou a licenciar tecnologias de telecomunicações e desenvolver programas, mas o principal negócio da empresa era a produção de equipamentos de telecomunicações. Os principais concorrentes da Nokia Networks no mercado de equipamentos de telecomunicações de infraestrutura (estações base e outros) são atualmente a Ericsson e a Huawei, enquanto a Nokia Networks fica atrás dos concorrentes no mercado 5G. Ao mesmo tempo, a Huawei e a ZTE estão sujeitas a sanções dos EUA, o que complica significativamente seus negócios em todo o mundo.

Resultados financeiros da Nokia para 2019

No ano passado, a receita da Nokia foi de 23,315 bilhões de euros e o lucro operacional foi de 485 milhões de euros. Assim, em 2019, a empresa conseguiu aumentar as receitas e passar de perdas para lucros. Observando os resultados, é óbvio que a Nokia está em uma boa posição financeira. No entanto, muitos investidores estão preocupados com o fato de a Nokia não estar apenas atrasada em relação aos concorrentes no segmento de equipamentos 5G em termos de receita e participação de mercado, mas também em termos de investimento, o que pode afetar a competitividade da Nokia Networks no futuro.
Dado o portfólio de propriedade intelectual da Nokia, bem como seus contatos com operadoras de telecomunicações e outros consumidores de equipamentos de telecomunicações, a empresa pode interessar a vários compradores. Evidentemente, longe de todos os potenciais compradores, a Nokia poderá assumir uma posição hostil, levando em conta a capitalização, o tamanho da empresa e a natureza de seus negócios. No entanto, diante dos desafios que muitas empresas de telecomunicações enfrentam atualmente, a aquisição da Nokia poderia fazer sentido tanto em termos de aquisição de propriedade intelectual e tecnologia, quanto em expandir sua presença em determinados mercados.

Deve-se ter em mente que a transferência da Nokia para mãos privadas daria à nova administração da empresa (o novo CEO toma posse em 1º de setembro) mais liberdade para tomar decisões impopulares entre investidores que compram ações no mercado aberto. Além disso, qualquer transformação das empresas é sempre mais fácil de ser realizada quando elas são de propriedade privada e não são negociadas na bolsa de valores.
No entanto, embora qualquer informação sobre o futuro da Nokia possa ser considerada apenas rumores e especulações.

Fonte: Avalanche noticias

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
POST TAGS:
NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA UM COMENTÁRIO