Startup de cofundador da Tesla avança no mercado de baterias para veículos elétricos

Startup de Cofundador da Tesla avança no mercado de baterias para veículos elétricos.

Redwood Materials, recicladora de baterias criada por JB Straubel, cofundador e ex-chefe de tecnologia da Tesla, vai além de apenas recuperar materiais valiosos de células de íon-lítio, e pretende investir cerca de US$ 1 bilhão em uma fábrica nos EUA para produzir materiais necessários a baterias de veículos elétricos.

A empresa sediada em Carson City, Nevada, que arrecadou US$ 700 milhões em julho para expandir a recuperação de lítio, cobalto, níquel e outros metais, informou em um blog que planeja usar produtos reciclados para fabricar “materiais de bateria de precisão” que serão vendidos para fabricantes de células de íon-lítio.

A Redwood definirá o local para a construção da fábrica em 2022. A unidade terá capacidade para produzir, anualmente, 100 gigawatts-hora de material catódico e anodo laminado para 1 milhão de veículos elétricos até 2025. E empregará até 1 mil trabalhadores, com uma meta de um aumento de cinco vezes na produção anual até 2030, segundo a empresa.

“A Redwood produzirá materiais de bateria estratégicos nos EUA, primeiro fornecendo folha de cobre anódica e materiais ativos catódicos aos parceiros de fabricação de células de bateria”, disse o CEO e cofundador Straubel no post. “Pretendemos transformar a cadeia de abastecimento da bateria de íon-lítio, oferecendo fontes desses materiais produzidos a partir de baterias recicladas e potencializadas com material extraído de forma sustentável.”

O plano da empresa coincide com um incentivo do governo Biden para expandir drasticamente a produção e as vendas de veículos elétricos como parte dos esforços para combater as mudanças climáticas. Isso depende do aumento do fornecimento de materiais extraídos de todo o mundo, da expansão da produção de baterias nos EUA e da produção dos componentes que vão para as células da bateria. Atualmente, os materiais anódicos e catódicos que cada célula requer são produzidos principalmente na Ásia, e não nos EUA.

A Redwood arrecadou pelo menos US$ 740 milhões desde sua fundação, em 2017, e está avaliada em US$ 3,7 bilhões, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Pitchbook. A startup usa processos proprietários para separar materiais de baterias velhas e sucata eletrônica recebida de parceiros, incluindo as fabricantes de baterias Panasonic e Envision AESC, a construtora de ônibus elétricos Proterra e a maior recicladora de lixo eletrônico da América do Norte, ERI.

A empresa processou dez mil toneladas de lixo em 2020 em suas operações em Nevada, e “reciclará vários gigawatts-hora de material” este ano, Straubel disse à Forbes em julho. Um gigawatt-hora de material de bateria seria suficiente para 10 mil a 20 mil veículos elétricos, dependendo do tamanho.

Durante seu tempo na Tesla, Straubel foi fundamental na supervisão do design da bateria e dos motores da montadora, começando com o Roadster 2008. Além disso, ajudou a configurar e administrar a gigantesca Gigafactory em Sparks, Nevada, a maior usina de baterias dos EUA. Ele deixou a Tesla no final de 2019.

“Para tornar os veículos elétricos e produtos de armazenamento de energia totalmente sustentáveis ​​e acessíveis, precisamos fechar o ciclo no final de sua vida útil”, disse Straubel. “Isso significa não apenas coletar e reciclar as baterias, mas também refinar totalmente os materiais que recuperamos e, em seguida, fabricá-los de volta em materiais de bateria de precisão para usar essas matérias-primas novamente.”

Fonte: https://forbes.com.br/

15/09/2021

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