Search Funds e a Bala de Prata

No mercado de tecnologia a expressão bala de prata é utilizada, metaforicamente, quando busca-se desenvolver um novo produto ou serviço, com objetivo de resolver um problema anterior existente. Os Search Funds carregam um pouco este espírito de uma bala de prata.

Trata-se de uma modalidade de investimento que visa, através da captação de recursos junto a investidores (family-offices em especial) ou mesmo recursos próprios, investir em uma ou pouquíssimas empresas. O foco não é viver a onda das startups, como tese de investimento de alto risco, e sim direcionar forças para uma empresa em funcionamento, com mínima governança e potencial de crescimento.

Muitos destes investidores estão olhando, parece até um antagonismo, setores tradicionais da economia. O foco é geralmente comprar 100% do capital ou controle e colocar gestão e visão estratégica, objetivando dar escala e crescimento ao negócio. A venda acaba sendo algo natural lá na frente, mas sem grandes rótulos ou pressões de saída como ocorrem nas operações com fundos mais tradicionais.

Essa modalidade de investimento chegou ao Brasil a pouco mais de 2 anos. Taqia Capital, Garos Capital e 220 Capital são exemplos de search funds atuantes no Brasil.

Fonte: Nello Investimentos

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA UM COMENTÁRIO