Os 4 maiores desafios de quem decide vender a própria empresa

A decisão de vender uma empresa não é fácil e envolve grandes desafios durante todo o processo de venda, sejam eles financeiros, legais, tributários e, emocionais. As diversas etapas a serem cumpridas exigem grande dedicação e, para evitar erros e grandes pressões ao longo do processo, conte com ajuda de um profissional da área. No blog da Nello Investimentos preparamos as razões para contar com uma boutique financeira na venda de sua empresa.

Para que isso ocorra da melhor forma possível é necessário enfrentar o processo de venda com calma, inteligência e disciplina. A Nello apresenta aqui os maiores desafios de quem decide vender a própria empresa para que saia tudo dentro do previsto:

1) Determinação de preço – um dos maiores desafios de vender a própria empresa é determinar o preço do negócio. Definir um valor muito alto pode afastar os possíveis compradores e colocar um preço muito baixo pode trazer uma imagem ruim ao próprio negócio. Para isso é importante definir um valor dentro de metodologias de avaliação consagradas, buscando ainda informações sobre negócios similares realizados dentro do próprio segmento, cujas condições podem ser utilizadas como parâmetros, respeitadas as diferenças de cada negócio. Vale levar em conta também a crise financeira que o país atravessa, o que certamente pressionará o vendedor por baixar o preço do negócio. Leia o post sobre vender empresa na crise.

O que pode ajudar o vendedor na hora de calcular o empreendimento é avaliar a capacidade da empresa de gerar vendas, fluxos de caixa e lucros. Diferenciais competitivos e barreiras de empresas devem ser analisadas como atrativo, mas estarão refletidos na geração de caixa, estrutura de faturamento e custos. Outra maneira é precificar o negócio com base nos ativos. Isso vai depender muito de qual mercado a empresa pertence. Porém, nessa etapa é importante que o valor fique dentro do esperado pela parte compradora e vendedora. Só assim um negócio efetivamente se realiza. A avaliação em si serve como parâmetro para iniciar a negociação entre as partes.

2) Captação de compradores – a busca por compradores é um grande desafio a ser encarado no processo de venda de uma empresa, porém, com o avanço da tecnologia e a capacidade de troca de informações entre as empresas, principalmente fundos de investimento e boutiques de M&A, ficou mais fácil encontrar possíveis compradores para o negócio. Vale lembrar também, que não é preciso encontrar muitos compradores e, sim, apenas um que efetivamente queira comprar o negócio, dentro das condições sugeridas.

3) Negociação – depois que o vendedor encontrar o comprador, é hora de negociar as condições da operação, apresentar todos os dados e processos da empresa e seus valores. Neste momento, o desafio é chegar em um acordo que fique bom para todas as partes. É importante compreender as necessidades do comprador, sem pressioná-lo. Apressar as coisas e demonstrar ansiedade pode colocar a negociação por água abaixo. Organizar documentos legais e se cercar por profissionais capacitados, seja na área contábil, legal e financeira, é essencial neste momento.

4) Auditoria – após o fechamento das condições principais do negócio, será montado um contrato junto com um advogado das partes (memorando de entendimento) para dar entrada na auditoria ou processo de due dilligence. Neste momento o comprador irá analisar se está tudo dentro do combinado e se o que fora informado anteriormente realmente expressa a realidade, em termos financeiros, operacional e legal.

A decisão de vender uma empresa envolve muitos fatores e para isso é preciso muita dedicação para se enfrentar a jornada e os desafios de quem decide iniciar e conduzir este processo. A Nello Investimentos é uma empresa de consultoria financeira que atua fortemente na construção de teses de investimento e processo de venda de empresa.

Editorial Nello Investimentos

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