O que você pode aprender com 6 empresas que foram vendidas recentemente

Diversas empresas renomadas foram vendidas nos últimos meses. É importante que os empresários estejam atualizados e por dentro das operações de fusões e aquisições e de como funciona este processo. Para inspirar quem está começando, a Nello Investimentos elencou algumas destas operações para mostrar o que você pode aprender com 6 empresas que foram vendidas recentemente.

The Body Shop – Com o objetivo de entrar no mercado internacional, a Natura, fabricante de cosméticos brasileira, comprou a The Body Shop, da L’Oréal, por 1 bilhão de euros. Com a aquisição, a Natura atingiu números altíssimos: o faturamento somado das empresas atinge 11,5 bilhões de reais com presença em 70 países, 17.000 funcionários e mais de 2.000 produtos. A estratégia aplicada pela Natura foi interessante, já que foi a maneira da empresa seguir uma linha internacional além de se fortalecer no varejo-lojas.

Whole Foods Market – a Amazon, empresa americana de eletrônicos online, comprou a rede de supermercados Whole Foods Market, rede de lojas com foco em produtos naturais e orgânicos, por 13,7 bilhões de dólares. O que fascina nessa aquisição é o fato da Amazon, que até então operava apenas no sistema online, ter apostado no mundo físico, ganhando uma rede de logística e novos pontos de contato com o cliente.

Danone – a Danone vendeu a Stonyfield, divisão de lácteos e iogurtes orgânicos, para a Lactalis por 875 milhões de dólares. A Lactalis é dona da Parmalat no mundo e, no Brasil, das marcas Batavo e Elegê. O aprendizado que se pode tirar dessa aquisição é que a WhiteWave, linha de produtos orgânicos da Danone, foi incorporada pela Lactalis para aumentar a produção de produtos orgânico nos Estados Unidos, dobrando então, o negócio no ramo.

Casamigos – a história da Casamigos chama atenção, por ter sido criada por três amigos (George Clooney, Rande Gerber e Mike Meldman) que começaram a fabricar tequila para suas festas particulares no México. A Casamigos se tornou tão conhecida que despertou o interesse da Diageo, dona de marcas como Smirnoff, Guinnes e Johnnie Walker, que aceitou pagar por ela 1 bilhão de dólares. No entanto, o que se tira de lição é que um negócio pode começar despretensioso e criar valor considerável para o mercado, criando histórias inusitadas de sucesso.

Triunfo Participações – a Triunfo, empresa que é pioneira nos serviços de infraestrutura, vendeu uma fatia de 50% do terminal portuário Portonave para TIL, do MSC Mediterranean Shipping, parceiro da empresa no empreendimento, por 1,3 bilhões de reais. No mundo de negócios, é importante sempre avaliar quando for o momento de realizar aquisições e parcerias estratégicas para o melhor rendimento de sua empresa no mercado.

Terra – a Telefônica Brasil adquiriu totalidade das ações representativas do capital social da Terra, por 250 milhões. O objetivo dessa aquisição foi a ampliação e integração da oferta comercial de serviços digitais que podem agregar valor imediato aos clientes da Telefônica e da Terra.

Além da lista, é importante que o empresário saiba avaliar empresas e oportunidades no mercado financeiro. Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais, além de receber atualizações sobre tudo o que acontece em nosso blog. Acesse o nosso site para outras informações.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA UM COMENTÁRIO