Nelson Lisot da Cadence: Nas férias nasceu uma oportunidade!

Nelson Lisot é fundador da marca de eletro portáteis Cadence. Aos 14 anos já trabalhava na roça para ajudar a família que vivia da viticultura. Ao completar 18 anos, o gaúcho de Santa Lúcia do Piaí, deixou a roça e foi para Caxias do Sul estudar. Primeiro fez o curso técnico em contabilidade. Em seguida, iniciou o curso de administração de empresas, mas não chegou a se formar. “Na época eu já tinha montado uma empresa batizada de Lisot Jour e chegamos a ter 200 bordadeiras e 40 vendedores.” Lisot diz que essa empresa ainda existe, mas foi transformada em loja de decoração. “Temos duas unidades em Caxias do Sul que são administradas por minha mulher.

Com os negócios andando bem, em 1999, o empresário gaúcho viajou com sua família para Miami. Na volta, trouxe uma panificadora doméstica em sua bagagem.  “Nós trouxemos uma panificadora doméstica e a instalamos na loja. Os pães fresquinhos eram oferecidos a arquitetos, decoradores e clientes em geral. A iniciativa foi um sucesso e todos queriam ter um produto semelhante.” Foram tantas encomendas que Lisot importou um container com 370 unidades.

Como as encomendas continuaram, em 1999 os Lisot resolveram comprar diretamente da China. Nascia assim a Cadence, fabricante e importadora de eletrodomésticos brasileira.

O segundo produto de maior procura foi a jarra elétrica, que veio em 2001. Não teve a mesma aceitação da panificadora, e ainda aconteceu o apagão naquele ano.

As cerca de 6 mil peças estavam estocadas havia quase um ano, até que um telefonema inesperado da Nestlé solucionou o imbróglio: a empresa precisava de aquecedores rápidos para a demonstração de seus cafés em supermercados. O volume da encomenda? 5 mil unidades. “Por isso eu digo que também é preciso um pouco de sorte, mas o caso da jarra não foi fácil”, diverte-se Lisot.

Lisot afirma que a Cadence continuou trazendo produtos inéditos ao Brasil e nos anos seguintes expôs cafeteiras, panela elétricas para arroz, lareiras elétricas, entre outros artigos que hoje compõem o mix da empresa.

Nos nove primeiros anos, tudo era importado da China, embora viessem com marca, embalagem e características para serem vendidos no Brasil. Até que em 2008, com a dificuldade de importar alguns produtos, surgiu a necessidade de produzir localmente alguns itens. Foi quando a empresa instalou uma planta em Navegantes (SC). O primeiro produto foi o ferro de passar, que chegou a ter 5 mil unidades fabricadas por dia. Em seguida foram desenvolvidos modelos de batedeira, liquidificadores e ventiladores – estes últimos com o motor chinês, mas o restante dos componentes fabricados no Brasil.

Ainda assim, do total comercializado, menos de 20% é fabricado aqui. “E isso se deve até mesmo ao grande número de itens. “É bastante difícil desenvolver uma fábrica para cada produto”, explica Lisot.

Lisot considera que um empreendedor precisa ter várias características para ser bem-sucedido, mas destaca algumas. “Acho que ter seriedade naquilo que faz, tanto com os seus fornecedores como com os clientes e colaboradores é fundamental. O empresário deve ter seriedade para cumprir aquilo a que se propõe.” Acredita, ainda, que é preciso ter muita persistência, porque as dificuldades são grandes, assim como as adversidades do mercado e até do clima. Tudo isso, diz ele, pode influenciar no desempenho do negócio.

Em maio de 2014, a Cadence passou a integrar o grupo Jarden Consumer Solutions (JCS), que tem sede em Boca Raton, na Flórida, e emprega mais de 4.000 pessoas em 16 países. JCS é parte integrante da Jarden Corporation, líder global de produtos de consumo de classe internacional, com receita anual de US$7,4 bilhões e mais de 120 marcas vendidas em mais de 100 países ao redor do mundo.

Fonte: Estadão, Valor Econômico e Revista Digital

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
1COMENTÁRIO
  • Zilda Andrade
    22 de abril de 2020

    Tenho um mixer que eu amo e vi que é Cadence

    E adorei conhecer sua estória!

    PARABÉNS!!!

ESCREVA UM COMENTÁRIO