Entender de Fusões e Aquisições Nunca Foi Tão Importante!

Não interessa se sua empresa é pequena ou grande. Os efeitos das novas tecnologias já estão atingindo o seu negócio e a maneira de pensar. Modelos de negócio, barreiras de entrada e diferenciais competitivos estão sendo bagunçados e colocados à prova. A medida que as tecnologias avançam e conversam cada vez mais entre si empresas irão desaparecer e outras ganharão protagonismo.

É neste contexto que temos de ter consciência sobre a importância de como funciona o processo de aquisição de empresas.  Para sobreviver e vencer nessa nova realidade, o empresário tem de estar com a cabeça e olhos mais abertos, experimentando novos modelos e integração em seus negócios. Diversificar, integrar, verticalizar e desintegrar é um caminho sem volta! Criar conexões com negócios e ambientes que em tese não estão ligados a atividade mãe da empresa é necessário para se construir uma nova cadeia de valor e uma conexão com esse novo consumidor atento, engajado, rápido e informado.

No mundo das fusões e aquisições temos presas e predadores. Não existe meio termo. Quem fica parado pode muito rapidamente morrer por inanição ou será adquirido por companhias mais jovens, inovadoras e agressivas e que naturalmente hoje atraem muito capital exatamente para este fim.

Entender as tendências do mercado, construir teorias e teses de investimento, identificar sinergias, riscos e oportunidades e, acima disto, identificar alvos para aquisição é um caminho a ser pensado. A construção do preço, a habilidade negocial e a análise de informações e documentos (due diligence) é fundamental para se ter um processo seguro.

Ações claras de transição, com as mudanças necessárias na nova ordem e o anuncio ao mercado também são ações que não devem ser esquecidas. Seja presa ou predador, a empresa vai precisar se aprofundar nestes conceitos. Quem não tem esta preocupação é quem está parado olhando o mercado e a vida (empresarial) passar.

Fabrício Scalzilli

Sócio Nello Investimentos

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
POST TAGS:
NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA UM COMENTÁRIO