DLD, de livro digital, é vendida para Bookwire Brasil

A DLD — empresa brasileira que distribui e comercializa os livros digitais de nove editoras — foi integralmente vendida para sua concorrente Bookwire Brasil, braço do grupo alemão que é responsável pelo conteúdo digital de 260 casas editoriais no país. O valor da transação não foi divulgado.
Criada em 2010, quando a Amazon estava desembarcando no Brasil, por um grupo de editoras, a DLD reúne o conteúdo online das editoras Sextante, Record, Rocco, Planeta, L&PM, Novo Conceito, HarperCollins, Elsevier e Ediouro. Já a Bookwire Brasil tem em sua carteira os grupos editoriais Companhia das Letras,  Melhoramentos, Gente, entre outros. A Bookwire e DLD distribuem os livros digitais na Amazon, Google, Kobo, Saraiva e Livraria Cultura.

“O livro digital é uma oportunidade e ainda tem um longo caminho no Brasil, mas nós editores precisamos focar no que sabemos fazer melhor, que é criar conteúdo. Por isso, depois de escrevermos uma história digital de sucesso com a DLD, fazia todo o sentido confiar nossos catálogos à Bookwire”, disse Marcos da VeigaPereira, sócio Sextante e diretor do Conselho da DLD.

Segundo Marcelo Gioia, diretor-geral da Bookwire Brasil, apesar do mercado de e-books ainda ser pequeno, o volume de downloads vem crescendo de forma expressiva. Na Bookwire Brasil, foram comercializados 1,4 milhão de e-books em 2016 e nos primeiros sete meses deste ano já são 1,8 milhão de unidades. “Tivemos inclusão de algumas editoras, mas o crescimento orgânico também é expressivo”, disse Gioia. No mundo, a alemã Bookwire distribui os livros online de 1,3 mil editoras.

Segundo dados da Fipe, os livros digitais representam apenas 1% do mercado total de livros, mas Gioia destaca que nesse levantamento estão inclusas as obras didáticas. “O levantamento da Global eBook Report, que não inclui os didáticos, mostra que os livros digitais representam cerca de 7% em volume  e 4% em faturamento”, diz Gioia.

“No segmento de e-books, o Brasil é um mercado muito importante com altas taxas de crescimento”, afirmou Jens Klingelhöfer, CEO global da Bookwire.  “A aquisição da DLD foi apenas mais um passo lógico e natural de nossa estratégia de crescimento, com a qual planejamos expandir globalmente nossa participação no setor de publicações digitais”, complementou Klingelhöfer.

Fonte: Valor

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA UM COMENTÁRIO