Dicas para encontrar investidores interessados no seu negócio

Como em todo tipo de processo, a venda de uma empresa também exige uma metodologia a ser seguida. A ordem de atividades não pode ser atropelada e todas as etapas devem ser cumpridas com cuidado, descrição e planejamento. Da decisão pela venda ou busca de investimento, passando pela avaliação do negócio e pesquisa junto ao mercado até a finalização da negociação. Antes de se expor ao mercado é fundamental entender os desafios de quem decide vender uma empresa.

Como especialista em processos profissionais de fusões e aquisições, a Nello Investimentos listou aqui algumas dicas para encontrar investidores interessados em seu negócio.

Conheça a Sua Empresa

Antes de mais nada é importante que você conheça definitivamente a sua empresa. Entenda o seu modelo de negócio, os diferenciais competitivos; suas forças e fraquezas. Tenha as informações societárias, contábeis e financeiras bem organizadas, para que você tenha segurança em apresentar o seu negócio. A dica é deixar a empresa pronta para a due diligence que será realizada por profissionais indicados pelo investidor. Construir um laudo de avaliação técnico também é fundamental para defender o preço do negócio.

→ Já listamos aqui em nosso blog o que você deve saber antes de vender sua empresa.

Posicionamento e Top of Mind

Um posicionamento sólido no mercado será fundamental para que você encontre compradores. Ninguém compra uma empresa que não conheça. Seu negócio precisa ser reconhecido e ser lembrado. Por isso o conceito de top of mind é tão importante: ficar na mente do consumidor e de potenciais investidores. Aqui será essencial uma boa comunicação, que deve ser direcionada ao seu público-alvo. O comportamento do mercado B2B é semelhante ao do consumidor, que pesquisa e vai atrás de informações antes de efetuar uma compra. Os investidores buscarão por referências e informações pertinentes daquilo que pretendem adquirir.

As redes sociais também estão do seu lado: o LinkedIn é muito lembrado nesse processo de venda, pois é uma rede primordialmente empresarial. Além de estar mais próximo do cliente, você estará mais próximo de outras empresas, portanto, visível para que elas possam ter interesse em aquisição.

Procure um Advisor

Atravessar um processo da compra e venda “sozinho” não é recomendável. Pior: pode ser desastroso. O mais adequado é buscar um advisor para ajudar nesta travessia. Com a expertise necessária, ele lhe ajudará a desenvolver uma boa estratégia de valoração dos ativos da empresa, construirá os materiais de exposição ao mercado e encontrará os investidores-alvo, de forma profissional e silenciosa.

A Nello Investimentos entende o mundo real das operações de M&A e analisa, com base na conjuntura do mercado, qual o melhor movimento a se fazer durante uma operação de venda, fusão ou compra. Nosso papel é servir como advisor, como um conselheiro ao longo do processo, direcionando as ações, analisando riscos, defendendo o processo e construindo as modelagens e condições do negócio, até que se efetive a operação.

Editorial Nello Investimentos

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA UM COMENTÁRIO