Consolidação no setor “Rent a Car”

Começa aquecido o ano de 2018 para o setor de Rent a car no Brasil. 

O CADE aprovou nessa terça-feira, através de despacho no Diário Oficial da União, a aprovação sem restrições da solicitação de fusão entre a Locamérica e a Unidas, criando assim o segundo maior grupo do setor no país. Esse movimento desbanca a Movida – que recentemente fez seu IPO – da segunda posição de mercado.

A operação, que está estimada em quase R$ 1 bilhão, evidencia uma tendência de consolidação do setor de locadoras de veículos, que ainda se encontra bastante pulverizado frente a outros países com o mercado mais maduro.

No Brasil, mais da metade da participação de mercado ainda se encontra na mão de pequenas empresas locais, deixando apenas um pouco mais de 40% para os 3 maiores grupos de atuação no país (Localiza, Locamérica-Unidas e Movida):

Alguns movimentos dentro desse setor já vinham acontecendo. No final de 2016, a Localiza já havia adquirido a operação da Hertz no Brasil em uma transação de mais de R$ 300 milhões, e a própria Locamérica, no início de 2017, adquiriu a operação da Panda e uma participação minoritária na Auto Ricci.

Em mercados mais maduros, como o dos Estados Unidos, a soma dos 3 maiores players é de 90%, o que significa que o mercado brasileiro ainda fará muitos movimentos em direção a uma maior concentração dos principais operadores.

Bruno Saldivia
Executivo da Nello Investimentos

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA UM COMENTÁRIO