Como a análise de indicadores contribui para a gestão empresarial?

O sucesso de um negócio depende de diversos fatores. Ter uma gestão empresarial eficiente é um deles, o que nos leva à pergunta: como saber se a gestão empresarial está trazendo resultados? Como medir sua eficiência?

Você sabe que no mundo corporativo decisões são tomadas a todo o instante. E se levarmos em conta que o mercado lá fora está cada vez mais competitivo, em grande parte das vezes tomar uma decisão significa agir “para ontem”. No entanto, você também sabe que nenhuma decisão deve ser tomada no escuro.

Para ajudar gestores a melhor gerirem o andamento de seus negócios, existe uma ferramenta essencial e que contribui para o sucesso de qualquer organização. Além de dar suporte para tomadas de decisão, esse instrumento de gestão possibilita que a organização faça análises para medir a eficácia e eficiência de suas operações. Estamos falando, claro, da Análise de Indicadores de Desempenho.

Entendendo melhor: o que são Indicadores de Desempenho?

É muito comum, ao falar de Indicadores de Desempenho, esbarrarmos com o termo KPI, o qual é acrônimo para Key Performance Indicator. Dizemos que os Indicadores-Chave de Desempenho, ou simplesmente Indicadores de Desempenho, são fundamentais não apenas para mensurar e gerenciar o que está acontecendo em sua empresa, mas também para identificar ameaças, gargalos, tendências e definir objetivos a serem atingidos.

O ponto mais importante a considerarmos quando o assunto é KPIs é o fato de eles permitirem análises baseadas em dados históricos, ou seja, nada de achismos ou de decisões tomadas na intuição. Por isso, quando falamos que Indicadores de Desempenho são instrumentos essenciais para a gestão empresarial, queremos dizer que ao analisá-los os tomadores de gestão têm as informações que necessitam para darem os passos necessários ao crescimento do negócio.

Que indicadores seriam esses?

Você sabe que na gestão empresarial todo passo deve ser dado em direção a uma meta. Por isso é que a definição dos Indicadores de Desempenho deve estar de acordo com o planejamento estratégico da organização.

Como os KPIs variam de negócio para negócio, ou até mesmo de área para a área (por exemplo, Financeiro ou Recursos Humanos), o ideal é que cada empresa estabeleça aqueles que mais fizerem sentido para seus objetivos. Ao tratarmos especificamente do desempenho de uma organização, alguns indicadores utilizados são:

  • Indicadores Financeiros
  • Indicadores de Qualidade
  • Indicadores de Valor
  • Indicadores de Rentabilidade
  • Indicadores de Produtividade
  • Indicadores de Eficiência.

Já que o sucesso de um negócio depende do conhecimento dos dados da empresa, e isso é possível por meio da gestão de indicadores, como realizar a análise dos dados extraídos dos KPIs?

Análise de Indicadores de Desempenho

Após a definição dos Indicadores de Desempenho e da implementação das métricas, é necessário analisar os dados, afinal, sem esse passo os KPIs não cumprirão seu papel. Para isso, a dica é utilizar uma ferramenta de Business Intelligence (tecnologia utilizada para visualizar, analisar e monitorar dados a fim de que executivos, gerentes e outros usuários tomem decisões mais acertadas).

Muitas empresas também utilizam tabelas no Excel para realizar a análise de indicadores e essa é uma outra alternativa. No entanto, com a necessidade de tomadas de decisão cada vez mais aceleradas, fazer essa tarefa de análise manualmente (com o devido cruzamento dos dados) demandará tempo, o que, muito provavelmente significará grandes perdas ao seu negócio.

Por isso, o ideal é tornar o processo o mais automatizado possível e ferramentas de BI cumprem muito bem esse papel. Seja qual for o meio utilizado, o importante é que pela análise de indicadores os gestores respondam a perguntas como:

  • O que aconteceu/está acontecendo?
  • Por que aconteceu?
  • O que deveria ter ocorrido?
  • Quais os próximos passos?

Será a partir das respostas obtidas com a análise de indicadores que planos de ação poderão ser formulados para colocar as estratégias necessárias em prática.

Concluindo

Muito além de apenas mensurar e gerenciar o que está acontecendo em sua empresa, e se a gestão empresarial está sendo eficiente, KPIs são fundamentais para identificar ameaças, gargalos, tendências e definir objetivos a serem atingidos. A definição de quais se aplicam ao seu negócio ou área depende dos objetivos definidos no planejamento estratégico.

Tão importante quanto definir os KPIs é realizar a análise de indicadores. Para isso, nossa sugestão é contar com o apoio de uma ferramenta de Business Intelligence. Caso queira saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do artigo: Tudo que você precisa saber sobre Business Intelligence: por que um software de BI é ideal para sua empresa?

Por Paralelo Consultoria

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