Carlos Wizard assume KFC e Pizza Hut no país

O empresário Carlos Wizard Martins e seus filhos Lincoln Martins e Charles Martins fecharam acordo com a americana Yum! Brands para adquirir as operações das Pizza Hut e KFC no Brasil, tornando-se master franqueados das redes. O valor da operação é mantido em sigilo pelas companhias.

O Grupo Sforza, gestora de investimentos de Carlos Wizard, já opera como master franqueado da Taco Bell no Brasil, que também pertence à Yum! Brands. Como parte do acordo, a família de Carlos Wizard criará uma holding, que reunirá as três marcas da Yum! Brands. A nova holding, que será presidida por Lincoln Martins, ainda não tem nome definido.

“O plano, ao assumir as três redes da Yum! Brands no Brasil, é abrir um total de 1.500 unidades nos próximos dez anos, entre lojas próprias e franquias”, afirmou Lincoln Martins. O empresário não abre o número de lojas por bandeira. Para 2018, a meta é abrir 100 lojas das três marcas.

Em dezembro de 2017, o Grupo Sforza informou ao Valor que pretendia abrir 80 lojas da Taco Bell, chegando a 100 unidades. A companhia revisou o plano e prevê agora abrir 40 lojas da Taco Bell, sendo 10 próprias e 30 franquias.

Martins considera que o desempenho obtido com a rede Taco Bell no Brasil levou a Yum! Brands a vender a sua operação para sua família. A cadeia de comida mexicana foi trazida ao país em 2016, com a meta de abertura de 25 lojas em quatro anos. Em 15 meses, chegou a 20 lojas no país. “Acreditamos que nossa capacidade de administrar franquias vai permitir que as marcas KFC e Pizza Hut cresçam mais rapidamente no país”, disse.

Como parte do acordo, a família Martins assumirá as 14 lojas do KFC que pertenciam à Yum! Brands no país. A rede fechou 2017 com um total de 47 unidades no mercado brasileiro, incluindo 33 franquias. A família Martins informou que vai investir R$ 60 milhões nos próximos cinco anos para abrir mais 20 unidades próprias do KFC.

Os novos master fraqueados também investirão R$ 75 milhões, nos próximos cinco anos, na abertura de 35 lojas próprias da Pizza Hut no Brasil. Atualmente, a rede possui 180 lojas, todas franquias. Martins disse que os investimentos serão feitos com recursos próprios.

Martins acrescentou que a família ainda não fechou acordo com a Milano Empreendimentos e Participações, mas espera tê-la como sócia minoritária na nova operação. Em setembro de 2017, Carlos Wizard Martins vendeu 20% de sua participação na rede Taco Bell para Daniel de Jesus, fundador e ex-sócio da Niely e dono da Milano. Martins e seus filhos passaram a deter 80% da Taco Bell no Brasil.

Carlos Wizard Martins considerou o momento atual favorável para fazer o investimento nas redes de alimentação. “Apesar do momento recessivo e do cenário político ainda instável, o setor tem se mostrado resiliente à crise. Agora, com a retomada da economia, esse setor vai crescer ainda mais”, afirmou Wizard.

Com o negócio, a Yum! Brands deixa de operar suas marcas diretamente no país. As duas redes foram trazidas ao Brasil em 2007 pela Brazil Fast Food Corporation (BFFC), dona do Bob’s. Em 2012, a Yum! Brands assumiu a operação do KFC e da Pizza Hut no país e a BFFC passou a atuar como franqueada, posição que manterá agora, segundo Martins.

Nos 9 primeiros meses de 2017, a Yum! Brands registrou queda de 4% em receita global, para US$ 4,3 bilhões, e queda de 33% no lucro líquido, para US$ 904 milhões, resultado associado à retração nas vendas com aumento de despesas operacionais.

Fonte: Valor

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA UM COMENTÁRIO