Arriscar ou não. Por que devo vender minha empresa mesmo na crise?

Parece que quando falamos em dinheiro e investimento durante a crise tudo torna-se motivo de receio e, muitas vezes, deixamos de fazer alguma coisa justamente por causa disso. Imagine, entretanto, o que se passa na cabeça do empresário que deseja vender a sua empresa em uma época de bagunça no cenário econômico do país.

Contudo, é justamente nesse momento de turbulências que alguns empresários estão aproveitando para analisar o que acontece no mercado e transformando as incertezas em oportunidades. Sim, é possível ganhar dinheiro mesmo na crise.

O mercado de fusões e aquisições continua em alta e segue sendo uma excelente opção, tanto para quem vai vender a empresa quanto para quem vai comprar. Afinal, o indivíduo que vai fazer a aquisição está comprando uma companhia para fazer investimentos e ampliar as suas possibilidades e seu mercado. Ele está disposto a correr riscos, mas isto não o impede de seguir em frente, já que a sua vontade de crescer é a sua obsessão.

Mas você, entretanto, deve estar se perguntando “por que eu devo vender minha empresa mesmo na crise?”. Bem, tendo em vista que existem diversas empresas e investidores dispostos a fazer uma aquisição mesmo agora, a venda pode fazer com que o vendedor receba o preço justo e, a partir disso, possa investir em novos negócios ou simplesmente parar e  garantir a sua aposentadoria. É a possibilidade de utilizar o dinheiro em algo que não estava dando certo e aplicar em novos projetos justamente para ganhar dinheiro e fugir da crise.

Importante lembrar que é necessário fazer um laudo de avaliação técnica para saber o quanto de fato a sua empresa vale, além de torná-la mais atraente para os possíveis compradores, fazendo com que eles acreditem no negócio. Nunca esconda os seus defeitos ou sonegue informações. Isso tira total credibilidade do processo. Seja transparente e crie laços de confiança com o comprador. Se você ainda tem dúvidas de como todo esse processo funciona, nós temos um artigo em nosso blog que explica como funciona o processo de venda de uma média empresa.

Arriscado? Não se todo o processo de venda for feito da maneira correta, por isso a importância de uma boutique financeira para realizar a transação. Só vai depender de como você irá aplicar o recurso da venda para de fato concluir que foi um negócio que valeu a pena.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
1COMENTÁRIO
  • luis henrique
    13 de julho de 2017

    Ótimo texto!

    Em época de crise o mercado fica mais exposto a fusões e incorporações, tal fato se deve a otimizar processos ex. Logística, custo fixo além de unir a expertise de mercado.No entanto quando se fala em venda, o calculo do Goodwill ou mesmo o Valution em épocas de crise os valores podem estar comprometidos se não forem avaliado de forma correta. Ex. o preço de uma Boi gordo é diferente de um boi magro. No entanto uma avaliação certa de Valution poderá ser eficiente quando precificamos o boi para venda ao dono do pasto, que ira potenciá-lo.

ESCREVA UM COMENTÁRIO