Absolut Vodka – originária de um país sem a menor tradição em vodca.

Nossa história curiosa desta semana traz a famosa marca de bebida Absolut.

A trajetória da bebida começa em 1879, com o empresário Lars Olsson Smith, conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que dominava um terço da produção de bebidas na Suécia –  país sem muita tradição nesse ramo. Lars levou ao mercado um novo tipo de vodca “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka).

ABSOLUT é feita com ingredientes naturais e ao contrário de outras vodcas não contém açúcar. Sua composição leva o trigo de inverno que tem maior concentração de amido. A água totalmente pura é proveniente de poços do Sul da Suécia abastecidos pelo degelo natural.

O processo de refinaria chamado retificação, dá o toque especial a bebida, que é destilada mais de cem vezes. No começo da fabricação, todo processo era feito na destilaria de Smith, localizada na ilha de Reimersholmen, próximo a Estocolmo, onde foi lançada.

A garrafa de ABSOLUT VODKA foi inspirada em um frasco de remédio do século XVIII, encontrado em um antiquário em Estocolmo. O primeiro modelo foi feito em plástico, com gargalo curto e o corpo bojudo. O medalhão com a foto de Lars Olssom Smith também ornamentava a garrafa. A tampa era de metal colorido, diferente da ideia inicial, no qual visava apenas uma rolha.

Em 1979 a bebida é exportada para os Estados Unidos, estreada na cidade de Boston seguindo para Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Nesse momento o líder no mercado norte americano era a bebida russa Stolichnaya. No primeiro ano a bebida de garrafa diferente, oriunda de um país sem tradição em vodca, vende 90 mil litros no mercado americano.

No ano de 1984 a marca já era consumida em 18 países pelo mundo, em 85 já é líder nos EUA. Mas o produto foi além das expectativas. Nessa época o Bloody Mary era um dos drinks mais famosos, ciente desta popularidade a Absolut teve uma brilhante ideia! Lançou no mercado a primeira vodca com sabor – Bloody Marys. A partir de 1988 a empresa começou a expansão da linha de produtos com outros sabores, novidade para a ocasião.

Em 2004 foi produzida a garrafa de 1 bilhão na história da marca.

No final de março de 2008 o grupo Vin & Sprit, proprietário da vodca ABSOLUT, foi vendido à francesa Pernod Ricard por US$ 8.7 bilhões. Pouco depois a empresa francesa criou a subsidiária THE ABSOLUT COMPANY, responsável pela produção da vodca e pelo marketing global da marca ABSOLUT.

Desde o início deste ano a empresa se lançou no varejo no Brasil e está operando o site Drinks&Co. Vender diretamente ao consumidor final é uma oportunidade e uma defesa para a companhia que faturou 9 bilhões de euros no último ano (cerca de 40 bilhões de reais).

Em outubro, a empresa lançará no Brasil um gim com sabor, o Beefeater Pink, abrindo uma nova categoria no país.

O Brasil está entre os 10 maiores mercados da Pernod no mundo, mas os executivos da subsidiária veem potencial para, no longo prazo, o país se aproximar dos cinco maiores mercados. Para isso, a empresa estuda trazer cada vez mais marca de seu portfólio global ao país. São vendidas por aqui 16 das 40 marcas da companhia.

A região das Américas foi a que mais cresceu para a Pernod em 2017, com avanço de 7%.

Fonte: blog.wedologos.com.br e Exame.com.br

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA UM COMENTÁRIO