A Startup

Startups, principalmente as mais inovativas, geralmente navegam em águas turbulentas, sem grande visibilidade. Ou seja, possuem pouco ou nenhum passado de informações e indicadores que possam ser usados como norte comparativo para ajuste de suas estratégias. Em muitos casos, sequer possuem concorrentes no mercado, e seus produtos e serviços sequer foram testados com um grau mínimo de confiança e escala.

Nesse cenário, o tripé visão estratégica, plano de ação e governança deve estar alicerçado em três grandes premissas: a construção de um projeto de longo prazo, um time qualificado e fechado com o projeto e, com clareza, a definição dos critérios de sucesso para o negócio. Neste último item, cuidado com o excesso de bajulação e pouca entrega e resultado. Ganhar prêmios, estar na mídia e ser procurado constantemente por investidores – que ao final não aportam recursos – não é sinônimo de sucesso por si só!

Para se protegerem de riscos que podem tirar a empresa do rumo, é importante ter claro os objetivos e um cronograma de trabalho. Lançar protótipos, construir alianças com empresas estratégicas e pivotar o negócio são ações comuns que fazem parte de qualquer rotina de pequenas empresas inovadoras, mas em algum momento os seus produtos e serviços devem efetivamente ser lançados no mercado, apresentado uma utilidade clara, de forma e gerar receitas aos acionistas e investidores. Claro que há startups para todos os perfis, inclusive as de cunho econômico-social; aquelas com soluções à frente do seu tempo e outras cuja a tecnologia e a própria empresa não aparecem, mas dão sustentação para outros negócios e ecossistemas inteiros.

Por tais motivos, os critérios de sucesso para uma startup são uma das questões que deve ser constantemente debatida entre os sócios e os demais stakeholders. O mercado vem amadurecendo com o tempo investidores não colocam mais recursos em qualquer projeto. Apostas aleatórias e aceitação de perda e prejuízo não vêm sendo aceitos com naturalidade. Governança, clareza de objetivos, time experiente, acesso a mercados-alvos, consistência nos indicadores financeiros e lógica na proposta de valor aos investidores, além de pouquinho de sorte, podem fazer toda a diferença, contrastando uma linha tênue entre o sucesso e o fracasso, que rapidamente podem fazer parte da história de qualquer empresa.

Fabricio Scalzilli
Sócio da Nello Investimentos

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