5 Pontos Importantes sobre Captação de Recursos e Busca por Investidores no Mercado

Muitas empresas, neste momento, estão atrás de investidores para expansão de seus negócios, desenvolvimento de novos projetos e aquisição de novas tecnologias. O despreparo neste processo é grande. O resultado da maioria é um sentimento de esforço e fracasso. Esta realidade se contrasta com volume cada vez maior de recursos de fundos private equity e grupos de investidores em busca de boas oportunidades no mercado.

Neste contexto, trazemos aqui 5 pontos que devem ser levados em conta na hora de buscar investidores no mercado.

1 – Busque um Assessor Financeiro para construção da tese de investimento e estruturação do preço do negócio: O Assessor Financeiro ou Advisor irá colher diversas informações e documentos da empresa em várias frentes (financeira, contábil, comercial, produto, estrutura, dentre outros), para construir uma tese de investimento que seja atrativa ao mercado. Estudos do setor, análise de riscos e proposta clara aos investidores farão parte desta apresentação.

2 – Mantenha a contabilidade organizada e regular sempre, para sobreviver a due diligence do investidor: Com a contabilidade incompleta ou irregular, aumentam os riscos fiscais, regulatórios e contábeis, aumentando, por consequências, as contingências. A empresa perda valor de mercado. Vale aqui a máxima o que não é medido não é controlado. O investidor tem aversão a este tipo de situação.

3 – Tenha uma proposta clara e objetiva ao investidor: Não adianta elaborar um Investment Book somente expondo as qualidades e o potencial do negócio, uma bonita história e os supostos diferenciais que a empresa possui. Deve estar clara a proposta de valor ao investidor, demonstrando onde está a oportunidade, bem como quais são as condições sugeridas a ele, em termos de aporte de capital e participação no negócio. Este item passa ao mercado firmeza e convicção por parte do empresário, em relação ao plano proposto.

4 – Não perca o foco no seu negócio, parando a operação e aguardando os recursos do investidor: É comum, em processos de venda ou captação de recursos, que o empresário pare de investir na empresa, afrouxe controles ou postergue decisões à espera do investidor. Erro quase infantil. M&A é um processo longo e o risco maior é que o empresário perca o foco e a empresa naturalmente perca valor.

5 – Não tenha pressa em fechar o negócio. Uma decisão como esta pode impactar a empresa e pessoas em diversas áreas: Fusões e aquisições demandam decisões e ações complexas. Muitas vezes são altos valores envolvidos e vários interesses. Um patrimônio de uma vida inteira pode estar em jogo. Pesquise, busque informações sobre o processo em si; entenda o sucesso e o fracasso de operações anteriores, de preferência no seu mercado. Una a família, executivos da empresa e pessoas próximas em volta deste objetivo e contrate naturalmente um advisor para conduzir o processo.

Fabrício Scalzilli 

Sócio Nello Investimentos

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
POST TAGS:
NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA UM COMENTÁRIO