4 Razões para contar com uma boutique financeira para vender a sua empresa

Todo grande passo na vida de alguém exige muito esforço para que todos os obstáculos sejam superados: comprar a primeira casa, o primeiro carro, casamento, começar sua própria empresa etc. Somos movidos por sonhos que surgem e modificam-se a todo instante. O que há anos atrás era uma certeza, hoje pode não ser mais.

Vender uma empresa é mais um passo grande na vida de alguém. Trata-se de uma grande transação, que permeia por um processo complexo, demorado e de muita responsabilidade. Para lidar com tudo isso da forma mais profissional possível e visando a satisfação plena de todos os envolvidos, a alternativa mais recomendável para vender uma empresa é contar com uma boutique financeira. Uma Boutique financeira é responsável por identificar as oportunidades do mercado e apoiar gestores e donos de empresa no mercado de fusões e aquisições para pequenos, médios e grandes negócios.

Para você entender a importância disso, separamos 4 razões para contar com uma boutique financeira para vender a sua empresa.

1 – Oportunidades do mercado

Os motivos pelos quais as pessoas optam pela venda de seu negócio são vários. Inclusive, muitos empresários demoram para perceber os sinais de que chegou o momento de vender a sua empresa, o que pode fazer com que uma grande oportunidade seja perdida. Falamos um pouco mais sobre isso no nosso artigo “5 sinais de que está na hora de vender a sua empresa”.

Uma boutique financeira conhece o mercado e já conta com uma lista de possíveis compradores interessados na mesma segmentação de sua empresa. Ou seja, eles conhecem as boas oportunidades. Caso você não tenha ninguém interessado no seu negócio em vista, seja porque você não procurou ou por algum outro motivo, ao invés de você partir em busca de possíveis compradores e gastar energia especulando o mercado (o que não deve ser feito) a boutique financeira tem todos os recursos para auxiliá-lo neste processo.

2 – Explorar a crise

Como dito no item anterior, uma boutique financeira sabe identificar as oportunidades do mercado, inclusive na crise. É uma palavrinha curta, mas que gera um certo receio nos empresários. Afinal, ela pode ser um dos motivos pelos quais alguém está vendendo a sua empresa. Se está ruim para quem vai vender a empresa, porque não estaria para quem vai comprar?

Contudo, pensar dessa forma é ter uma visão restrita do que realmente está acontecendo. Outras empresas podem se interessar em comprar outras empresas justamente para sair da crise. Querem investir em um novo negócio para ampliar o portfólio de produtos, obter novas tecnologias etc. Logo, diversas empresas estão na espreita apenas esperando pela empresa (oportunidade) certa. E, como mencionado acima, uma boutique financeira já conhece o mercado e conta com possíveis compradores que estão dispostos a investir no segmento de uma empresa, mesmo na crise.

Além disso, a boutique financeira trabalhará de forma sigilosa com cada um dos compradores sem que ocorram conflitos de interesses. Isso é importante pois dizer para todo mundo que sua empresa está à venda pode criar um efeito contrário ao desejado, fazendo com que surjam especulações no mercado, além de gerar uma imagem indesejada. Imagine, entretanto, todo o trabalho que o empresário teria para encontrar um comprador em época de recessão sem que ele coloque sua empresa na vitrine.

3 – O preço real de sua empresa

Imagine todos os anos que você se dedicou pela sua empresa: tempo e dinheiro investido, recursos obtidos, clientes adquiridos. Tudo isso para você vender a sua empresa por um valor que não é compatível com tudo o que você conseguiu ao longo dos anos. Por mais que existam diversos motivos para você vender a sua empresa, a pressa pode fazer com que você faça um mau negócio. Ninguém quer perder dinheiro. Ainda mais ao vender algo em que você se dedicou por muito tempo e, por anos, foi considerado um sonho para você.

Uma boutique financeira, contudo, conta com especialistas com metodologias consagradas para avaliar o quanto que uma empresa de fato vale. Além disso, ela conduz a negociação entre vendedor e comprador fazendo com que surja um valor satisfatório para as duas partes. Empresário e boutique financeira trabalham juntos para convencer o comprador de que a aquisição será um bom negócio.

4 – Comprometimento e transparência  

Atuar no mercado de fusões e aquisições de empresas exige experiência e responsabilidade. Uma boutique financeira qualificada precisa de anos de anos de atuação no setor, além de trabalhar com transparência fazendo com que todos os interessados entendam de forma clara como todo o processo está ocorrendo.

Além disso, o empresário terá todo o auxílio necessário com a boutique financeira ao longo da negociação: quais são os documentos necessários para que todo o processo ocorra normalmente, identificar quanto vale a sua empresa, encontrar compradores, conduzir as reuniões e assim por diante até o fechamento do contrato.

Para você entender passo a passo de como funciona todo esse processo de venda de uma empresa, nós escrevemos um artigo e você pode conferir: Como funciona o processo de venda de uma média empresa.

Percebe-se a grande responsabilidade que uma boutique financeira irá assumir após conduzir a negociação de seu negócio. O objetivo é justamente tornar a negociação mais fácil, sem que você precise lidar com tudo sozinho ou contar com um profissional que não seja qualificado suficiente para fazer isso. Por isso a importância de dividir a responsabilidade com uma equipe que tenha tradição no mercado e esteja preparada para lidar com todas as etapas do processo de venda e aquisição de uma empresa.

 

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
1COMENTÁRIO
  • João Pedro Marques Custódio
    6 de junho de 2018

    Ótima explicação! Grato por receber tal conhecimento.

ESCREVA UM COMENTÁRIO